top of page

Em julho, Ilhabela promove a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

  • Foto do escritor: Renato Machado
    Renato Machado
  • 30 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Ilhabela, detentora do título de “Capital Nacional da Vela”, prepara-se para celebrar os 50 anos da tradicional Semana Internacional de Vela. O evento, que reúne os melhores velejadores da América do Sul nas competições de Oceano e Monotipos, promete transformar a cidade em um verdadeiro centro da modalidade durante o mês de julho.


De 14 a 16 de julho, será realizada a Semana de Monotipos na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”. Essa competição antecede a Semana Internacional de Vela e reforça o título de Capital Nacional da Vela.


A partir de 23 de julho, tem início a Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Oceano, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela com o apoio da Prefeitura. O evento é aberto para diversas classes, como Bico de Proa, C30, Clássicos, HPE25, VPRS, Multicasco, ORC e RGS. Até o dia 30 de julho, mais de 100 barcos participarão de regatas em percursos variados.


As regatas têm presença confirmada de velejadores renomados, incluindo Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt, Martine Grael e outros campeões olímpicos e medalhistas de eventos como os Jogos Pan-Americanos e campeonatos mundiais.


Sobre – A primeira edição da Semana de Vela de Ilhabela ocorreu em 1969, com um intervalo até seu retorno às águas do litoral paulista em 1974. Desde então, o evento se estabeleceu como uma competição anual e, a partir de 1980, passou a incluir veleiros de oceano além dos monotipos.


A competição concedeu a Ilhabela o título de “Capital Nacional da Vela” e é considerada uma das maiores do iatismo na América Latina. Neste ano, em celebração aos 50 anos do evento, a Prefeitura de Ilhabela promete um evento histórico, celebrando a tradição do esporte náutico e a preservação do meio ambiente.


Race Village – Paralelo ao evento, a Prefeitura local promove na Vila, centro histórico da cidade, o Race Village, espaço de convivência e atrações aos moradores, turistas e participantes da competição.


Este ano, a estrutura será montada com materiais sustentáveis e containers adaptados, que servirão como estandes para as diversas atrações da programação cultural e artística que acompanha o evento.


De acordo com a Prefeitura, a montagem do Race Village será realizada levando em consideração práticas sustentáveis em todas as etapas do processo, desde o transporte dos containers até a adequação dos espaços, medidas serão adotadas para minimizar qualquer impacto negativo no trânsito e na infraestrutura local.


O uso de containers representa uma ação sustentável, reaproveitando materiais que seriam descartados. Isso reduz a demanda por novas construções e evita o desperdício. Além da montagem das estruturas, durante o evento serão realizadas ações de conscientização ambiental, envolvendo os participantes e visitantes na preservação da natureza.

ree


Comentários


bottom of page