top of page

Ilhabela no outono: veja dicas do que fazer no arquipélago nessa época do ano

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 30 de mai.
  • 3 min de leitura


ree

Com temperaturas amenas e um ritmo mais sereno, o outono é a estação perfeita para aproveitar Ilhabela de um jeito ainda mais especial.


Fora da alta temporada, a cidade ganha novos ares e revela suas riquezas culturais, sabores caiçaras e paisagens deslumbrantes em outra perspectiva.


Pensando nisso, a Prefeitura de Ilhabela preparou uma lista com experiências imperdíveis para aproveitar a cidade durante os próximos meses. Confira:


1.  História e Cultura


Para quem gosta de mergulhar nas origens e tradições da cidade, o complexo histórico da Fazenda Engenho D’Água é uma parada obrigatória.


Localizada em um dos pontos turísticos mais conhecidos da ilha, a antiga fazenda de produção de cana de açúcar e cachaça abriga três atrativos culturais em um único espaço:


Café do Engenho


Logo na entrada da fazenda fica o Café do Engenho, onde é possível saborear uma diversidade de cafés, bolos e salgados em um ambiente acolhedor.


Os destaques do cardápio são o café coado com caldo de cana (garapa) e o café com cachaça de palmeira Juçara, produzida na comunidade caiçara local.


Museu da Cultura Afro-brasileira


Ao fundo, é possível conhecer o Museu da Cultura Afro-brasileira, o único do Litoral Norte de São Paulo, que reúne objetos, documentos e histórias que celebram a herança africana no município e as personalidades negras ilhabelenses.


Fazenda do Engenho


A Fazenda do Engenho é um prédio histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).


O local remonta ao período colonial e permite uma verdadeira viagem no tempo, com estrutura arquitetônica e elementos originais da época.


2. Gastronomia Local


O outono também é ideal para explorar os sabores de Ilhabela no Mercado do Peixe, Mercado Municipal e no Festival da Sardinha.


Mercado do Peixe


Localizado no bairro do Perequê, o Mercado do Peixe oferece pratos típicos caiçaras e outras delícias nos quiosques gastronômicos com uma bela vista à beira-mar e um ambiente inovador.


Além disso, também é possível adquirir pescados frescos diretamente dos pescadores artesanais, vendidos em boxes no local.


Mercado Municipal


Já no Mercado Municipal, localizado na Barra Velha, o visitante encontra uma diversidade de temperos, frutas, doces caseiros e outros produtos naturais que valem a experiência.


Festival da Sardinha


Para os apaixonados por festivais, o Festival da Sardinha, que neste ano acontecerá nos dias 19 a 22 de junho, é uma excelente oportunidade para experimentar receitas criativas feitas com o peixe mais tradicional da pesca local.


O evento ocorre na Praia de Santa Tereza, na Vila, e conta com uma programação musical exclusiva.


3. Paisagens deslumbrantes


A luz dourada do fim do dia deixa Ilhabela ainda mais encantadora, com a possibilidade de assistir ao pôr do sol na orla ou em mirantes. Veja algumas opções de passeios:


Orla da praia


Uma opção interessante é o passeio de bicicleta pela ciclovia, que percorre boa parte da costa urbana e passa por praias, praças e pontos turísticos imperdíveis.


Mirantes


Outra opção é visitar os mirantes de Ilhabela e apreciar as mais belas paisagens. Mirantes como o do Piúva, da Pedra da Cruz e do Barreiros estão localizados na parte urbana da cidade e têm fácil acessibilidade.


Já mirantes como o de Castelhanos, Jabaquara, Bonete e do Baepi são para os aventureiros que estão em busca de conhecer mais da adrenalina que nossas trilhas têm a oferecer.


Ambos os passeios são ideais para contemplar, por exemplo, o pôr-do-sol com vista privilegiada do mar e das montanhas do continente.


4. Vida noturna


Ao anoitecer, a pedida é aproveitar o charme do Centro Histórico (Vila). Com suas ruas de paralelepípedo, prédios históricos e uma charmosa praça iluminada, a Vila é o coração da vida noturna de Ilhabela.


Bares, restaurantes e artesanato na Vila


Por lá, é possível encontrar bares com música ao vivo, restaurantes com culinária variada, sorveterias e barracas de artesanato que ficam abertas até mais tarde, o que torna o passeio perfeito para todas as idades.


Ilhabela no outono é sinônimo de experiências autênticas, tranquilidade e encanto. Programe sua visita e descubra novos motivos para se apaixonar pela cultura local.

Comentários


bottom of page