Ilhabela registra aumento expressivo no avistamento de baleias e golfinhos em 2023
- Renato Machado
- 23 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Os números de avistamentos de baleias e golfinhos são surpreendentes, mesmo ainda na metade da temporada, indicando que este será um ano especial para a observação de cetáceos em Ilhabela. De acordo com o Projeto Baleia à Vista, até a primeira quinzena de junho, foram avistadas impressionantes 63 jubartes na região, um número significativamente superior às 15 registradas no mesmo período em 2022.
O arquipélago de Ilhabela é lar de 12 espécies de baleias e golfinhos, que frequentam a região ao longo do ano. Entre elas, destaca-se a majestosa baleia jubarte, conhecida por seu comportamento acrobático, proporcionando um verdadeiro espetáculo no mar.
As jubartes são animais migratórios que percorrem cerca de 5.000 km anualmente, partindo da região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos, na Bahia, em busca de águas mais quentes para a reprodução. Em Ilhabela, elas estão apenas de passagem e costumam ser mais avistadas entre os meses de junho e agosto.
A presença desses magníficos mamíferos tem chamado a atenção dos turistas. Diante disso, Ilhabela vem realizando um trabalho contínuo nos últimos três anos, concentrado na qualificação do trade turístico, na educação ambiental e na promoção, a fim de desenvolver e garantir um turismo sustentável, impulsionando a economia local.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, explicou como a cidade tem se dedicado a esse novo produto. "Estamos trabalhando em conjunto com importantes parceiros, como o Viva - Instituto Verde e Azul, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Baleia Jubarte. Criamos um guia turístico específico para a observação de baleias e golfinhos, produzimos um vídeo com as regras para uma avistagem segura e estamos divulgando essas informações nas marinas e nas redes sociais. Além disso, capacitamos centenas de guias de turismo e agências receptivas. Desde 2021, aproximadamente 6 mil alunos e professores da rede pública de ensino receberam palestras sobre os cetáceos. Realizamos duas exposições sobre o tema, que tiveram uma ótima visitação, contando com cerca de 25 mil pessoas. Também criamos um ponto instagramável com uma réplica da baleia 'pipoca' na Praia do Perequê e firmamos uma parceria com o Instituto Baleia Jubarte, que possui um espaço interpretativo ao lado do Píer do Perequê."
A temporada de avistamento de baleias e golfinhos segue até setembro. A cada ano, o interesse de guias e agências por essa atividade tem aumentado. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, aproximadamente 45 pessoas participaram da capacitação oferecida ao trade turístico neste ano, sendo que a maioria delas estava participando pela primeira vez. Além de proporcionar uma experiência totalmente alinhada com a proposta de Ilhabela como destino de natureza, a observação de baleias e golfinhos também é uma atividade de alto valor agregado, com o ticket médio podendo variar de 57% a 130% acima do valor de um passeio de barco tradicional para o Bonete, por exemplo. Essa variação ocorre devido aos diferentes roteiros e experiências oferecidas pelas agências.
A expectativa do público é alta, e temos percebido uma grande satisfação das pessoas ao compartilharem fotos e comentários sobre as experiências vivenciadas.




Comentários