top of page

Maio Amarelo reforça compromisso da Prefeitura de Ilhabela com um trânsito mais humano e seguro

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura

ree

A campanha Maio Amarelo 2025 chegou a Ilhabela com um convite à reflexão sobre a forma como nos deslocamos e convivemos nas vias da cidade. Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, o movimento deste ano, coordenado na cidade pela Secretaria de Mobilidade e Segurança coloca as pessoas no centro da discussão sobre mobilidade e segurança no trânsito.

Em Ilhabela, a pauta se mais significativa diante dos números registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contabilizou 115 ocorrências de trânsito entre janeiro e abril deste ano. Embora os dados não representem um cenário alarmante, reforçam a necessidade de ações contínuas de conscientização e educação para um trânsito mais seguro.

Para o secretário de Mobilidade e Segurança de Ilhabela, Cristobal Parraga Gomes Filho, o momento exige atenção e responsabilidade de todos os que integram o sistema viário. “Os dados registrados neste primeiro quadrimestre evidenciam a necessidade de intensificarmos as ações educativas e preventivas. Por meio de campanhas, orientações e investimentos em mobilidade, buscamos fortalecer uma cultura de responsabilidade compartilhada entre todos. A vida deve estar sempre em primeiro lugar”, afirmou.

O foco da campanha está na valorização da vida e na adoção de comportamentos seguros por todos os envolvidos no trânsito. Motociclistas, por exemplo, devem utilizar sempre os equipamentos de proteção, manter seus veículos em condições adequadas, respeitar os limites de velocidade e se manter atentos ao ambiente. Motoristas também têm papel essencial, ao dirigir com prudência, respeitar a sinalização, utilizar o cinto de segurança e evitar distrações como o uso do celular.

Pedestres e ciclistas, igualmente, devem seguir regras básicas de segurança, como o uso das faixas de travessia e ciclovias, além do respeito às sinalizações. Cada atitude consciente ajuda a tornar o trânsito mais harmonioso e seguro para todos.

Como parte da programação do Maio Amarelo, a Secretaria de Mobilidade e Segurança Urbana, em parceria com o Departamento de Trânsito, realiza nesta sexta-feira (23), às 10h, uma ação especial de conscientização no Perequê, em frente ao Supermercado do Frade. A atividade busca sensibilizar a população sobre a importância do respeito à vida nas vias públicas.

A educação no trânsito começa com atitudes simples. Divulgar, desacelerar e respeitar o próximo são gestos que salvam vidas. A mudança começa com cada um de nós.

Comentários


bottom of page