Prefeito Toninho Colucci recebe zeladores de terreiros e destaca fortalecimento da Festa de Iemanjá em Ilhabela
- Editor

- há 6 horas
- 2 min de leitura

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (3), zeladores e integrantes de terreiros do município que, em parceria com a Prefeitura, realizaram a tradicional Festa de Iemanjá, na última segunda-feira (2), no Parque Fazenda Engenho D’Água.
Durante o encontro, o prefeito destacou o sucesso da celebração, que reuniu mais de 3,2 mil pessoas - público três vezes maior do que o registrado no ano anterior. Para Colucci, o crescimento da festa demonstra a força da tradição e o respeito à diversidade religiosa em Ilhabela.
“Foi uma celebração emocionante, que mostrou que essa tradição está viva e cada vez mais fortalecida na nossa cidade. Ilhabela valoriza a cultura, a ancestralidade e a diversidade de manifestações religiosas. Aqui, todas as expressões de fé têm espaço, respeito e reconhecimento. Seguimos construindo uma cidade ecumênica, democrática e acolhedora, onde cada pessoa possa viver e fortalecer sua fé com liberdade, dignidade e união”, afirmou o prefeito.
A programação da Festa de Iemanjá contou com manifestações das religiões de matriz africana e diversas apresentações culturais ao longo do dia. Destaque para o encerramento, que foi marcado pelo tradicional cortejo do Balaio de Iemanjá até o píer da Praia do Engenho, onde as oferendas seguiram mar adentro em uma embarcação, em entrega simbólica à Rainha do Mar.
O evento contou ainda com praça de alimentação temática, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), oferecendo opções gastronômicas alinhadas à proposta cultural da festa.
A Festa de Iemanjá foi realizada pela Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela e os Zeladores de Terreiros do município, reafirmando o compromisso da administração municipal com a valorização da cultura, da diversidade religiosa e do respeito às tradições.

Comentários