Sabesp e Prefeitura de São Sebastião discutem avanços nas obras de saneamento básico.
- Renato Machado
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
O prefeito Felipe Augusto e representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizaram, nesta segunda-feira (26), uma reunião com o objetivo de discutir a prestação de contas da empresa em relação às obras de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto no município. De acordo com a Sabesp, as obras em andamento têm a estimativa de elevar significativamente os índices de cobertura de água e esgoto na cidade.
Com a conclusão do sistema para abastecimento de água nos bairros Barra do Sahy, Baleia e Cambury/Camburizinho, a Sabesp prevê um aumento no índice de cobertura de água, passando de 84% para 95%. Já o índice de cobertura de esgoto tende a subir de 73% para 84% com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Maresias (SES) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Maresias.
A implementação dessas obras representa um investimento considerável, com aproximadamente R$ 29 milhões destinados ao sistema de abastecimento de água e mais de R$ 75 milhões para o Sistema de Esgotamento Sanitário Maresias, que trará resultados relevantes em diversas áreas para o município a médio e longo prazo.
A ampliação da infraestrutura da cidade, além de refletir diretamente no dia a dia da população, ainda gera impactos diretos em áreas como o meio ambiente e a saúde, além de muitos impactos indiretos, como no turismo, já que praias e rios despoluídos tornam a cidade muito mais atrativa para os turistas.
A reunião também abordou a programação de obras futuras, visando à pavimentação e drenagem pela prefeitura, além do anúncio de execução de obras no Sistema de Abastecimento de Água do município de São Sebastião, incluindo a montagem de reservatórios e melhorias na infraestrutura existente.

O encontro entre as autoridades municipais e representantes da Sabesp reflete mais uma etapa dos esforços realizados pelos municípios da região para tentar resolver um problema de longa data do litoral norte. Todos sabemos a importância do saneamento básico como uma questão fundamental para a qualidade de vida das pessoas e a preservação ambiental. O acesso à água potável, o bem-estar e a sustentabilidade das comunidades, e o tratamento adequado do esgoto são direitos básicos. Investimentos e ações voltadas para essas áreas devem ser a prioridade de uma gestão pública responsável.




Comentários